Estado de Sergipe
Assembleia Legislativa
Secretaria-Geral da Mesa Diretora

LEI Nº 6.566, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2008

 

Altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 6.447, de 16 de julho de 2008, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária, para o exercício de 2009, e dá providências correlatas.

 

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE,

 

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado aprovou e que eu sanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1º O art. 2º da Lei nº 6.447, de 16 de julho de 2008, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

"Art. 2º Constituem Eixos de Desenvolvimento, Diretrizes e Prioridades da Administração Pública Estadual para o exercício de 2009:

 

I - Inclusão Pelo Direito:

 

a) Acesso Universal à Saúde:

 

1. promover o acesso universal, com igualdade e eqüidade, à saúde;

2. interiorizar os serviços de saúde;

3. universalizar o acesso aos serviços de saneamento básico.

 

b) Acesso Universal ao Ensino Público de Qualidade:

 

1. melhorar a qualidade do ensino básico;

2. ampliar o acesso ao ensino básico de qualidade;

3. erradicar o analfabetismo.

 

c) Segurança aos Cidadãos: 

 

1. promover o efetivo combate ao crime e à violência;

2. incentivar uma segurança pública preventiva e humanitária;

3. interiorizar as ações de segurança pública.

 

d) Proteção e Inclusão Social, com ênfase à população mais vulnerável e minorias: 

 

1. garantir o acesso à justiça gratuita e o respeito à cidadania;

2. promover ações de proteção social;

3. promover ações de inclusão pelo trabalho e pela renda mínima;

4. produzir habitações de interesse social e urbanizar assentamentos precários;

5. proteção à criança e ao adolescente.

 

e) Modernização, Democratização e Transparência da Gestão Pública: 

 

1. ofertar serviços públicos de qualidade;

2. garantir a ética e a transparência dos atos governamentais;

3. garantir a participação e o controle social;

4. modernizar a administração pública do ponto de vista tecnológico e gerencial.

 

II - Inclusão Pela Renda:

 

a) Reconstrução e ampliação do sistema viário: 

 

1. implantar um novo conceito de rodovias com segurança e qualidade;

2. reconstruir e ampliar a malha viária principal;

3. construção de novas rodovias vicinais para escoamento da produção na área rural.

 

b) Criação de Infra-estrutura Ambiental e de Recursos Hídricos:

 

1. construir sistemas de aterros sanitários consorciados;

2. construir sistemas locais de esgotamento sanitário;

3. construir e recuperar sistemas de abastecimento de água;

4. revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe.

 

c) Desenvolvimento territorial participativo sustentável:

 

1. ampliar e conservar a infra-estrutura produtiva (estradas, portos, aeroportos, energia, comunicação e saneamento);

2. promover o desenvolvimento com base nas identidades dos territórios e na busca pela geração de ocupação e renda;

3. promover a competitividade dos arranjos produtivos locais, com implantação de distritos agro-industriais e de turismo;

4. fomentar inovações tecnológicas;

5. garantir a preservação dos recursos naturais." (NR)

 

Art. 2º O Anexo de Metas Fiscais - Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior e o Anexo de Metas Fiscais - Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Fixadas nos Três Exercícios Anteriores da Lei nº 6.447, de 16 de julho de 2008, passam a vigorar com a seguinte redação:

 

I - Anexo de Metas Fiscais - Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior:

 

ESTADO DE SERGIPE

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

ANEXO DE METAS FISCAIS

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR

2009

 

AMF – Tabela 2 (LRF, art. 4º § 2º, inciso I)

R$ 1.000,00

ESPECIFICAÇÃO

I - Metas Previstas

II - Metas Realizadas

Variação

em 2007 (a)

% PIB

em 2007 (b)

% PIB

Valor (b) - (a)

%(b)/(a)*100

Receita Total

3.567.500

23,880

3.686.045

24,674

118.545

3,323

Receitas Primárias (I)

3.420.280

22,895

3.655519

24,470

235.239

6,878

Despesa Total

3.560.200

23,832

3.430.072

22,961

(130.128)

(3,655)

Despesas Primárias (II)

3.311.280

22,165

3.213.538

21,511

(97.7421

(2,952)

Resultado Primária (III) = (I - II)

109.000

0,730

441.981

2,959

332.981

305,487

Resultado Nominal

(33.720)

(0,226)

(318.003)

(2,129)

(284.2831

843,069

Dívida Pública Consolidada

1.861.143

12,458

1.825 257

12,218

(35.886)

(1,928)

Dívida Consolidada Liquida

1.507.526

10,091

1.312.718

8,787

(194.808)

(12,922)

FONTE SEFAZ/SEPLAN

 

- A regularização das finanças públicas do Estado, com efetivo Ajuste Fiscal e da Previdência, foi uma das principais diretrizes traçadas pelo Governo do Estado de Sergipe a partir de janeiro de 2007. Durante todo o exercício, várias medidas foram adotadas com objetivo de qualificar a despesa pública com conseqüente redução de custos e promover uma gestão eficaz e eficiente da receita com o objetivo primordial de equilibrar as contas públicas. Entre as principais ações temos:

 

. Publicação do Decreto Governamental nº 24.200, de 02 de janeiro de 2007, que determinava a análise de processos de despesas não pagas no exercício anterior e das licitações, convênios e contratos, realização de inventários e adoção de procedimentos para o processamento da despesa;

 

. Reestruturação do CRAFI - Conselho de Ajuste Fiscal do Estado de Sergipe;

 

. Celebração de Novo Ajuste com a Secretaria do Tesouro Nacional - STN visando o equilíbrio e a estabilidade macroeconômica;

 

. Regularização da situação da Previdência, oferecendo, assim, oportunidade de recebimento de recursos, celebração de Convênios, realização de operações de crédito e financiamentos externos;

 

. Controle das Despesas de Pessoal aos Limites da Lei de Responsabilidade Fiscal;

 

. Regularização das pendências no Cadastro Único de Convênios - CAUC do Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI do Governo Federal;

 

. Implantação do Fundo da Educação Básica - FUNDEB, com a necessária adequação administrativa, orçamentária e financeira.

 

- Em 2007, O Estado de Sergipe obteve uma receita total de R$ 3.686,04 milhões, que foi 7,8% superior à receita obtida no ano anterior. Vale ressaltar que este crescimento foi obtido graças a uma atuação mais eficaz e eficiente do aparelho estatal sem, contudo, aumentar alíquotas, buscando, sobretudo, a justiça fiscal e a promoção do desenvolvimento econômico através de medidas como a regulamentação do SIMPLES, cujos benefícios atingiram milhares de micro e pequenas empresas de nosso Estado.

 

- Quanto às despesas, mesmo com o crescimento dos gastos com pessoal em 10,4% e do aumento dos gastos com a dívida em 23,6%, o atual governo reduziu em 4,1% o montante total de despesas realizadas em 2006, perfazendo uma despesa total de R$ 3.430,07 milhões.

 

- Destarte, deduzindo-se a despesa total da receita total, o Estado de Sergipe apresentou um superávit expressivo de R$ 256 milhões, que, comparativamente com o mesmo período do exercício anterior, cresceu o equivalente a 264,1%. Para o alcance deste resultado, destacaram-se os incrementos de 9,5% na receita de ICMS e de 15,8% na receita do Fundo de Participação dos Estados - FPE, bem como a economia obtida nas despesas de custeio (aplicações diretas), que foram reduzidas em 24,5%.

 

- Diante das medidas adotadas e do comportamento da receita e despesa acima relatado, o anexo das metas fiscais relativo ao cumprimento das metas do exercício anterior apresenta, de forma expressiva, o ajuste fiscal no exercício de 2007, tendo como informações relevantes:

 

. O resultado primário de R$ 442,0 milhões é superior à meta de R$ 109,0 milhões prevista na LDO de 2007 em 305,5 %;

 

. A Dívida Pública Consolidada e a Dívida Consolidada Líquida apresentaram um comportamento positivo em relação à meta da LDO em 1,92 % e 12,92%, respectivamente, resultados esses bastante significativos que expressam a diminuição de estoque da dívida do Estado;

 

. O Resultado Nominal apresentado de (-) R$ 318,0 milhões foi superior à meta de (-) R$ 33,7 milhões em (-) R$ 284,0 milhões, o que também foi bastante positivo já que este número é o resultado da diminuição da Dívida Fiscal Líquida, e, por isso, quanto maior for a diminuição da dívida, melhor será o resultado do indicador;

 

. Em relação ao PIB, a informação mais relevante é a queda do percentual relativo à Dívida Pública Consolidada (de 12,45 para 12,21 % do PIB), e à Dívida Consolidada Líquida (de 10,09 para 8,78% do PIB), que expressa também a diminuição da dívida, desta vez relacionando-se ao PIB do Estado." (NR)

 

II - Anexo de Metas Fiscais - Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Fixadas nos Três Exercícios Anteriores:

 

ESTADO DE SERGIPE

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

ANEXO DE METAS FISCAIS

 

METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES

 

2009

                                                                            

AMF – Tabela 3 (LRF, art. 4º § 2º, inciso III)                                                                                                                                                              R$ 1.000,00

ESPECIFICAÇÃO

VALORES A PREÇOS CORRENTES

2006

2007

Var.%

2008

Var.%

2009

Var. %

2010

Var. %

2011

Var.%

Receita Total

2.784.127

3.567.500

28,14

3.660.962

2,620

4.417.195

20,657

4.682.353

6,003

4.963.914

6,013

Receitas Primárias (I)

2.722.543

3.420.280

25,63

3.609.297

5.526

4.242.703

17,549

4.494.064

5,925

4.760.511

5,929

Despesa Total

2.694.401

3.560.200

32,13

3.660.962

2.830

4.417.195

20,657

4682.353

6,003

4.963.914

6,013

Despesas Primárias (II)

2.670.062

3.311.290

24,01

3.439.538

3.873

4.144.571

20,468

4.439.672

7,120

4.707.686

6,037

Resultado Primária (III) = (I - II)

52.461

109.000

(107,77)

169.759

56.742

98.133

(42,193)

54.393

(44,572)

52.825

(2,882)

Resultado Nominal

111.886

(33.720)

(130,14)

59.297

(275.851)

(21.029)

(135,464)

14.201

(167,531)

28.873

103,317

Dívida Pública Consolidada

1.673.135

1.861.143

11,24

2.012.270

8.120

1.776.622

(11,711)

1.790.823

0,799

1.819.696

1,612

Dívida Consolidada Liquida

1.355.239

1.507.526

11,24

1.753.481

16,315

1.264.083

(27,910)

1.278.284

1,123

1.307.157

2,259

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIFICAÇÃO

VALORES A PREÇOS CONSTANTES

2006

2007

Var.%

2008

Var.%

2009

Var.%

2010

Var.%

2011

Var.%

Receita Total

3.069.584

3.763.713

22,613

3.660.962

(2,730)

4.226.981

15,461

4.287.771

1,438

4.349.662

1,448

Receitas Primárias (I)

3.001.685

3.608.395

20,212

3.609.297

0,025

4.060.003

12,487

4.115.349

1,363

4.171.620

1,367

Despesa Total

2.970.658

3.756.011

26,437

3.660.962

(2,531)

4.226.981

15,461

4.287.771

1,438

4.349.862

1,448

Despesas Primárias (II)

2.943.646

3.493.400

18,668

3.439.538

(1,542)

3.966.096

15,309

4.065.540

2,507

4.125.329

1,471

Resultado Primária (III) = (I - II)

57.640

114.995

(98,816)

169.759

47,623

93.907

(44682)

49.809

(46,959)

46.290

(7,064)

Resultado Nominal

123.358

(35.575)

(128,839)

59.297

(266,684)

(20.123)

(133,937)

13.004

(164,623)

25.301

94,561

Dívida Pública Consolidada

1.844.682

1.963.506

6,441

2.012.270

2,484

1.700.117

(15,512)

1.639.910

(3,541)

1.594.594

(2,763)

Dívida Consolidada Liquida

1.494.192

1.590.440

6,441

1.753.481

10,251

1.209.649

(31,014)

1.170.563

(3,231)

1.145,457

(2,145)

 

Um dos grandes desafios na condução de uma política fiscal eficiente é promover a gestão equilibrada dos recursos públicos de forma a assegurar a manutenção do custeio e viabilizar os investimentos sociais e em infra-estrutura. Neste contexto, o governo do Estado de Sergipe vem atuando na melhoria da qualidade e na simplificação de procedimentos da tributação, no combate à sonegação, evasão e elisão fiscal, na redução da informalidade e no aprimoramento dos mecanismos de arrecadação e fiscalização. Do lado das despesas, mecanismos de planejamento - como o Planejamento Estratégico Territorial - e controle - como a atuação do Comitê de Reestruturação e Ajuste Fiscal do Estado (CRAFI) - têm sido aperfeiçoados, permitindo que a execução orçamentária e financeira possa acontecer com a finalidade precípua de atender aos anseios da população sergipana através da concretização de programas sociais e obras.

 

As metas fiscais elaboradas para o exercício de 2009 e demais (2010 e 2011), têm como parâmetro a série histórica dos três exercícios anteriores - 2006, 2007 e 2008 - e uma projeção de valores com base em índice de inflação (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e o comportamento de variáveis ajustadas na receita como também na despesa. Assim, considerou-se a inflação de 3,14% para 2006, 4,46% para 2007, 5,50% para 2008 e estimativas de 4,50% para os exercícios de 2009, 2010 e 2011.

 

III - Anexo de Metas Fiscais - Projeção Atuarial do RPPS:

 

1. Perfil da População

 

Distribuição da População por Segmento

 

A população analisada, em termos quantitativos, está distribuída da seguinte forma:

 

Quadro 1: Quantitativo da População Estudada por Segmento

 

Ativos

Inativos

Pensionistas

46.033

11.830

7.119

 

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Quadro 2: Proporção entre Servidores Ativos, Inativos e Pensionistas

 

Discriminação

Ativos

Inativos e Pensionistas

Proporção Ativos, Inativos e Pensionistas

Quantitativo

70,84%

29,16%

2,43

 

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Gráfico 1: Projeção do Quantitativo de Servidores Aposentados e Pensionistas

  

Obs.: Esta projeção considera a reposição do servidor por outro com as mesmas características daquele que se desligou quando da sua admissão no Governo Estadual.

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal

 

Composição da Despesa com Pessoal por Segmento

 

Os gastos com pessoal por segmento estão representados conforme a seguinte composição:

 

Quadro 3: Gasto com Pessoal por Segmento

 

Discriminação

Folha Mensal

Quantidade

Remuneração Média

Servidores Ativos

R$ 70. 421.113,87

46.033

R$ 1.529,80

Servi do/es Inativos

R$ 23.072.416,06

11.830

R$ 1.950,33

Pensionistas

R$ 8.474.747,28

7.119

R$ 1.190,44

Total

R$ 101.388.277,21

64.982

R$ 1.389,18

Obs.: Despesa apresentada representa apenas os gastos com remuneração e proventos de servidores.

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Quadro 4: Gasto com Pessoal por Segmento

 

Discriminação

Base de Cálculo

Valor da Base de Cálculo

Percentual de Contribuição

Receita

Servidores Ativos

Folha de salários

R$ 70.421.113,87

13,00%

R$ 9.154.744,80

Servidores Inativos

Valor que excede teto do INSS

R$ 7.285.270,50

13,00%

R$ 947.085,17

Pensionistas

Valor que excede teto do INSS

R$ 2.054.271,38

13,00%

R$ 287.055,28

Município

Folha de salários

R$ 79.780855,75

20,00%

R$ 15.952.131,15

Total

 

 

 

R$ 26.321.016,40

 

Quadro 5: Resultado Financeiro

 

Discriminação

Total

Receita Total (Contribuição)

R$ 26.321.016,40

Despesa Total (despesas previdenciárias)

R$ 31.547.163,33

Resultado (receitas - despesas)

- R$ 5.226.146,94

Resultado sobre Folha salarial

- 7,42%

Resultado sobre arrecadação

- 19,86%

  

Estatísticas dos Servidores Ativos

 

Quadro 6: Consolidação das variáveis Estatísticas dos Servidores Ativos

 

Discriminação

Sexo

Total

Feminino

Masculino

População

25.414

20.623

46.033

Folha salarial mensal

R$ 35.571.301,04

R$ 34.849.312,83

R$ 70.421.113,87

Salário médio

R$ 1.400,24

R$ 1.689,34

R$ 1.529,80

idade mínima atuai

18

18

18

idade média atuai

44

42

43

idade máxima atual

77

70

77

Idade mínima de admissão

14

14

14

Idade média de admissão

28

27

28

Idade máxima de admissão

70

70

70

Idade média de aposentadoria projetada

55

60

57

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Quadro 7: Distribuição dos Servidores Ativos por Tempo Restante para Elegibilidade a Aposentadoria

 

Intervalo - Anos

População

Freqüência

Freqüência Acumulada

Até 5 anos

10.928

23,74%

23,74%

5 a 10

6.441

13,99%

37,73%

11 a 15

7.360

15,99%

53,72%

16 a 20

8.895

19,32%

73,04%

21 a 25

5.094

11,07%

84,11%

26 a 30

3.915

8,50%

92,61%

31 a 35

2.429

5,28%

97,89%

Acima de 35

971

2,11%

100,00%

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Quadro 8: Distribuição dos Servidores Ativos por Estado Civil

 

Intervalo

População

Freqüência

Casados

30.709

66,71%

Não casados

15324

33,29%

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Quadro 9: Variáveis Estatísticas dos Servidores Inativos

 

Discriminação

Sexo

 

Total

Feminino

Masculino

População

7.933

3.897

11.830

Folha de Benefícios

R$ 11.607.359,99

R$ 11.465.056,07

R$ 23.072.416,06

Benefício médio

R$ 1.463,17

R$ 2.942,02

R$ 1.950,33

Idade mínima atual

30

32

30

Idade média atual

64

67

65

Idade máxima atual

106

100

106

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Quadro 10: Distribuição dos Servidores Inativos por Faixa de Benefício

 

Intervalo - R$

População

Freqüência

Freqüência Acumulada

868,29

3.824

32,32%

32,32%

868,30 a 1.140,00

2.377

20,09%

52,41%

1.140,01 a 1.447,14

1.114

9,42%

61,83%

1.447,15 a 2.894,28

2.975

25,15%

86,98%

Acima de 2.894,28

1.540

13,02%

100,00%

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Estatísticas dos Pensionistas

 

Quadro 11: Estatísticas dos Pensionistas

 

Discriminação

Sexo

Total

Feminino

Masculino

População

5.393

1.526

7.113

Folha de Benefícios

R$ 7.237.348,38

R$ 1.237.398,30

R$ 8.474.747,28

Benefício médio

R$ 1.294,00

R$ 810,88

R$ 1.130,44

Idade mínima atual

1

2

1

Idade média atual

52

33

48

Idade máxima atual

101

101

101

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

Quadro 12: Distribuição dos Pensionistas por Faixa de Benefícios

 

Intervalo - R$

População

Freqüência

Freqüência Acumulada

868,29

5.024

70,57%

70,57%

868,30 a 1.140,00

486

6,83%

77,40%

1.140,01 a 1.447,14

356

5,00%

82,40%

1.447,15 a 2.834,28

565

7,94%

90,34%

Acima de 2.894,28

688

9,66%

100,00%

Fonte: Banco de dados disponibilizado pelo Estado.

Elaboração: Caixa Econômica Federal.

 

A concentração dos valores percebidos pelos pensionistas encontra-se na primeira faixa, ou seja, 70.56% com benefícios até R$ 868,29.

 

2. Custo Previdenciário

 

Plano do Custeio

 

Quadro 13: Custos Anuais com todos os efeitos da Reforma da Previdência

 

CUSTO NORMAL

Custo Anual (R$)

Taxa sobre a folha de ativos

Aposentadorias com reversão ao dependente

R$ 145.285.800,03

15,87%

Invalidez com reversão ao dependente

R$ 19.957.343,67

2,18%

Pensão de ativos

R$ 32.041.606,81

3,50%

Auxílios

R$ 10.436.409,08

1,14%

CUSTO ANUAL LÍQUIDO NORMAL

R$ 207.721.159,59

22,69%

Administração do Plano

R$ 18.309.489,61

2,00%

CUSTO ANUAL NORMAL TOTAL

R$ 226.030.649,20

24,69%

 

Quadro 14: Reservas

 

Discriminação

Valores

(-) Valor Presente dos Benefícios Futuros (aposentados)

(R$ 3.741.593.580,04)

(+) Valor Presente das Contribuições Futuras (aposentados)

R$ 95.118.551,31

(-) Valor Presente dos Benefícios Futuros (pensionistas)

(R$ 1.342.891.243,64)

(+) Valor Presente das Contribuições Futuras (pensionistas)

R$ 73.978.043,46

Reserva Matemática de Benefícios Concedidos (RMB - Concedido)

(R$ 4.915.388.228,91)

(-) Valor Presente dos Benefícios Futuros

(R$ 5.946.613.840,27)

(+) Valor Presente das Contribuições Futuras

R$ 1.201.883.681,86

Reserva Matemática de Benefícios a Conceder (RMB a Conceder)

(R$ 4.744.730.158,41)

(-) Reserva Matemática de Benefícios Concedidos (RMBC)

(R$ 4.915.388.228,91)

(-) Reserva Matemática de Benefícios a Conceder (RMBaÇ)

(R$ 4.744.730.158,41)

Reservas Matemáticas (RMBaC + RMBC)

(R$ 9.660.118.387,32)

(+) Ativo Líquido do Plano

R$ 80.705.033,69

(+) Compensação Previdenciária

R$ 12.155.869,53

(-) Reservas Matemáticas

(R$ 9.660.118.387,32)

Déficit Técnico Atuarial

(R$ 9.567.257.484,10)

Reservas a Amortizar

(R$ 9.567.257.484,10)

 

Quadro 15: Custo total

 

 

Custo Normal

Taxa sobre a folha de ativos

Custo Anual Normal Líquido

R$ 207.721.159,39

22,69%

Administração do Piano

R$ 18.309.488,61

2,00%

Custo Anual Normal Total

R$ 226.030.649,20

24,69%

Custo Suplementar

Custo (R$)

Taxa sobre a folha de ativos

Em 35 anos

R$ 622.538.366,54

68,00%

Custeio Total

Custo (R$)

Taxa sobre a folha de ativos

Em 35 anos

R$ 846.569.015,74

92,69%

 

Quadro 16: Variações dos Valores de Reservas e Ativo do Plano

 

Reservas Matemáticas (RMBaC + RMBC)

Av. atuarial jul/05

Av. atuarial mai/06

Av. atuarial jul/07

(-) Reserva Matemática de Benefícios Concedidos (RMBC)

R$ 3.386.740.454,98

R$ 3.776.234.150,20

R$ 4.915.388.228,91

(-) Reserva Matemática de Benefícios a Conceder (RMBaC)

R$ 3.030.195.196,83

R$ 3.624.391.858,30

R$ 4.744.730.158,41

Reservas Matemáticas (RMBaC + RMBC)

R$ 6.418.935.651,81

R$ 7.400.826.008,50

R$ 9.660.118.387,32

(+) Compensação Previdenciária

R$ 5.728.145,16

R$ 6.445.628,08

R$ 12.155.869,53

(+) Ativo Líquido do Plano

R$ 60.731.103,96

R$ 104.097.943,52

R$ 80.705.033,69

(-) Reservas Matemáticas a Constituir

R$ 6.352.476.402,69

R$ 7.290.282.436,90

R$ 9.567.257.484,10

 

Quadro 17: Variações dos Percentuais de Custo Previdenciário

 

CUSTO

Av. atuarial jul/05

Av. atuarial mai/06

Av atuarial jul/07

Custo Normal

26,33%

26,75%

24,69%

Custo Suplementar em 35 anos

69,78%

66,92%

68,00%

Custo Total

96,11%

93,67%

92,69%

 

 

Anexo I

Projeção Atuarial

 

Ano

Receita

Despesas

Saldo

2007

350.774.271,44

431.113.212,51

3.630.772,24

2008

351.992.188,54

552.495.405,91

196.654.598,80

2009

352.773.265,98

565.706.395,89

212.933.129,91

2010

353.260.133,55

582.274.978,84

229.014.845,29

2011

353.846.463,79

598.545.388,63

244.698.924,84

2012

354.309.470,61

615.085.269,28

260.775.798,67

2013

354.476.428,17

634.522.532,25

280.046.104,09

2014

354.899.037,28

653.573.206,36

298.674.169,08

2015

354.975.142,63

672.860.244,08

317.885.101,44

2016

354.849.044,43

692.082.707,98

337.233.663,55

2017

354.182.524,17

711.720.755,30

357.538.231,12

2018

354.259.820,00

733.808.362,87

379.548.542,88

2019

354.297.519,07

752.503.199,07

398.205.679,99

2020

354.159.088,81

768.627.311,19

414.468.222,38

2021

353.846.089,48

786.139.573,49

432.293.484,01

2022

353.510.981,64

806.221.653,38

452.710.671,74

2023

353.035.778,93

823.760.405,93

470.724.627,00

2024

352.915.948,09

849.303.432,24

496.387.484,15

2025

352.566.608,84

865.199.193,87

512.632.585,03

2026

351.836.386,44

886.611.397,46

534.775.011,02

2027

351.256.446,50

897.674.246,01

546.417.799,51

2028

351.362.897,59

915.068.187,75

563.705.290,16

2029

351.428.986,97

932445.040,08

581.016.053,11

2030

351.431.292,00

947.306.560,88

595.875.268,88

2031

350.905.118,32

954.629.556,58

603.724.438,26

2032

350.042.512,62

963.737.931,53

613.695.418,91

2033

349.144.319,77

978.760.569,52

629.616.249,75

2034

349.158.564,03

990.814.116,49

641.655.552,45

2035

348.300.758,11

999.139.543,19

650.838.785,08

2036

347.592.270,22

1.005.984.003,38

658.391.733,15

2037

346.812.396,26

1.010.643.743,47

663.831.347,21

2038

346.607.452,18

1.016.997.409,27

670.389.957,09

2039

345.738.855,30

1.017.866.299,07

672.127.443,77

2040

345.482.625,92

1.018.780.179,54

673.297.553,62

2041

344.628.636,41

1.015.597.996,37

670.969.359,95

2042

344.780.982,75

1.017.415.981,85

672.634.999,10

2043

343.755.888,78

1.011.117.410,52

667.361.521,74

2044

344.081.783,13

1.012.880.124,71

668.798.341,59

2045

343.185.099,83

1.007.206.510,64

664.021.410,81

2046

343.297.031,19

1.005.998.225,77

662.701.194,58

2047

341.817.354,26

992.919.548,14

651.102.193,88

2048

341.400.786,14

984.015.010,16

642.614.224,03

2049

340.622.408,64

974.098.004,84

633.475.596,21

2050

339.793.798,57

963.441.678,12

623.647.879,55

2051

339.228.872,45

954.856.484,73

615.627.612,27

2052

338.343.939,02

944.567.206,19

606.223.267,17

2053

337.726.889,24

935.813.503,44

598.086.614,20

2054

336.568.578,86

922.849.028,82

586.280.449,96

2055

335.690.996,18

911.310.952,45

575.619.956,27

2056

334.913.977,39

900.323.386,88

565.409.409,49

2057

333.899.565,01

887.810.597,96

553.911.032,95

2058

333.426.378,63

878.088.553,66

544.662.175,03

2059

332.977.314,81

872.033.510,82

539.056.196,01

2060

332.215.941,24

863.532.153,81

531.316.212,57

2061

332.231.436,28

862.156.442,39

529.925.006,12

2062

331.405.584,19

855.780.095,10

524.374.510,90

2063

331.397.150,61

854.886.536,95

523.489.386,33

2064

330.860.630,67

851.264.975,45

520.404.344,78

2065

330.974.222,62

852.807.253,24

521.833.030,62

2066

330.005.871,24

846.523.549,21

516.517.677,97

2067

330.329.172,71

850.119.548,18

519.790.375,47

2068

329.493.548,58

846.234.041,61

516.740.493,03

2069

328.901.933,00

841.326.260,06

512.424.327,05

2070

328.816.129,99

839.748.369,72

510.932.239,74

2071

328.056.466,03

835.015.292,94

506.958.826,91

2072

327.508.864,50

829.186.763,27

501.677.898,77

2073

327.679.019,16

829.888.378,72

502.209.359,56

2074

326.984.171,18

825.095.234,71

498.111.063,53

2075

326.392.690,85

819.072.819,33

492.680.128,48

2076

326.641.584,13

818.989.166,32

492.347.582,20

2077

325.785.735,08

812.898.792,76

487.113.057,69

2078

325.374.794,33

806.595.295,12

481.220.500,79

2079

325.398.414,26

804.578.296,71

479.179.882,45

2080

325.107.267,61

801.661.889,70

476.554.622,10

 

Anexo II

Projeção de Receitas (LRF, art. 4º, § 2º, inciso IV, alínea a)

 

Exercício

Repasse Contr. Patronal (a)

Receitas Previd. Valor (b)

Despesas Previd. Valor (c)

Resultado Previd. Valor (d) = (a+b+c)

Repasse Recebido p/ Cobertura Déficit

2007

212.590.467,54

138.183.803,90

431.113.212,51

80.338.941,06

0,00

2008

213.328.599,12

138.663.589,43

552.495.405,91

200.503.217,37

0,00

2009

213.801.979,38

138.971.286,60

565.706.395,89

212.933.129,91

0,00

2010

214.097.050,63

139.163.082,91

582.274.978,84

229.014.845,29

0,00

2011

214.452.402,30

139.394.061,49

598.545.388,63

244.698.924,84

0,00

2012

214.733.012,49

139.576.458,12

615.085.269,28

260.775.798,67

0,00

2013

214.834.198,89

139.642.229,28

634.522.532,25

280.046.104,09

0,00

2014

215.090.325,62

139.808.711,66

653.573.206,36

298.674.169,08

0,00

2015

215.136.450,08

139.838.692,55

672.860.244,08

317.865.101,44

0,00

2016

215.060.026,93

139.789.017,50

692.082.707,98

337.233.663,55

0,00

2017

214.656.075,26

139.526.448,92

711.720.755,30

357.538.231,12

0,00

2016

214.702.921,21

139.556.898,79

733.808.362,87

379.548.542,88

0,00

2019

214.725.769,14

139.571.749,94

752.503.199,07

398.205.679,99

0,00

2020

214.641.872,01

139.517.216,81

768.627.311,19

414.468.222,38

0,00

2021

214.452.175,44

139.393.914,04

786.139.573,49

432.293.484,01

0,00

2022

214.249.079,78

139.261.901,86

806.221.653,38

452.710.671,74

0,00

2023

213.961.078,14

139.074.700,79

823.760.405,93

470.724.627,00

0,00

2024

213.888.453,39

139.027.494,70

849.303.432,24

496.387.484,15

0,00

2025

213.676.732,63

138.889.876,21

865.199.193,87

512.632.585,03

0,00

2026

213.234.173,60

138.602.212,84

886.611.397,46

534.775.011,02

0,00

2027

212.882.694,85

138.373.751,65

897.674.246,01

546.417.799,51

0,00

2028

212.947.210,66

138.415.686,93

915.068.187,75

563.705.290,16

0,00

2029

212.987.264,83

138.441.722,14

932.445.040,08

581.016.053,11

0,00

2030

212.988.661,82

138.442.630,18

947:306.560,88

595.875.268,88

0,00

2031

212.669.768,68

138.235.349,64

954.629.556,58

603.724.438,26

0,00

2032

212.146.977,34

137.895.535,27

963.737.931,53

613.695.418,91

0,00

2033

211.602.618,04

137.541.701,73

978.760.569,52

629.616.249,75

0,00

2034

211.611.250,93

137.547.313,10

990.814.116,49

641.655.552,45

0,00

2035

211.091.368,55

137.209.389,56

999.139.543,19

650.838.785,08

0,00

2036

210.661.981,95

136.930.288,27

1.005.984.003,38

658.391.733,15

0,00

2037

210.189.331,06

136.623.065,19

1.010.643.743,47

663.831.347,21

0,00

2038

210.065.122,53

136.542.329,65

1.016.997.409,27

670.389.957,09

0,00

2039

209.538.700,18

136.200.155,12

1.017.866.299,07

672.127,443,77

0,00

2040

209.383.409,65

136.099.216,27

1.018.780.179,54

673.297.553,62

0,00

2041

208.865.840,25

135.762.796,16

1.015.597.996,37

670.969.359,95

0,00

2042

208.958.171,36

135.822.811,39

1.017.415.981,85

672.634.999,10

0,00

 

Art. 3º A Lei nº 6.447, de 16 de julho de 2008, passa a vigorar acrescida do art. 54-A com a seguinte redação:

 

"Art. 54-A Fica o Poder Executivo Estadual autorizado a firmar contratos de parcerias público-privadas, nos termos da Lei (Estadual) nº 6.299, de 19 de dezembro de 2007, para a construção e funcionamento de um Centro Administrativo e para a implantação de serviços ambulatoriais e hospitalares de diagnose e cuidados especializados."

 

Art. 4º O Anexo V da Lei nº 6.447, de 16 de julho de 2008, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

"ANEXO V

 

CARTA-CONSULTA

OBJETIVO

Sergipe Cidades (Seplan/BID)

O programa tem como objetivo a erradicação de casas de taipa e palafitas; construção, reforma e ampliação de habitações (Casa Nova Vida Nova); o desenvolvimento de núcleos urbanos, com estruturação urbana e projetos sociais; e apoio ao setor produtivo com implantações de Complexos Empresariais Integrados e de apoio às cadeias produtivas.

Águas de Sergipe (Semarh/BIRD)

Basicamente, o programa tem como finalidade a revitalização do Rio Sergipe, com ações de saneamento ambiental (universalização do abastecimento de água potável à população; implantações de sistemas completos de esgotamento sanitários de núcleos urbanos; coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e lixo urbano; e microdrenagem de águas pluviais), bem como a recuperação de passivos ambientais e o fortalecimento institucional para gestão dos recursos hídricos e meio ambiente em todo o Estado de Sergipe.

Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido Sergipano/ Manoel Dionísio

Trata-se de um projeto de irrigação e de sequeiro de áreas identificadas situadas nos Municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo utilizando águas do Rio São Francisco, mediante bombeamento ou aproveitamento de águas conduzidas pelo canal de Xingo, a ser construída com recursos federais.

Projeto de Combate à Pobreza Rural - PCPR

O PCPR é um programa com apoio do Banco Mundial com a finalidade de redação da pobreza em pequenas áreas urbanas e rurais de 71 municípios (localizados com menos de 7.500 habitantes), através de financiamento (menos de R$ 80.000,00) às associações comunitárias organizadas e representativas de pequenos projetos sociais, de infra-estrutura ou produtivos, a fundo perdido.

Barragem do Rio Poxim

A barragem do Rio Poxim, no Povoado Timbó, em São Cristóvão, tem como objetivo a formação de um reservatório de água para regularizar o abastecimento de água para parte da Região da Grande Aracaju.

Pró-Físico

Trata-se do Programa de Modernização da Administração Tributária, Financeira e Patrimonial do Setor Público. Pretende-se a sua implementação, na Cidade de Aracaju e em toda a rede fiscal do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ.

Prodetur Nacional/SE

Tem como objetivo geral o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo com vistas a melhorar a qualidade de vida da população que reside nos pólos Turísticos do Estado de Sergipe, através de um conjunto de ações necessárias para manter o turismo sustentável." (NR)

 

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 6º Revogam-se as disposições em contrário.

 

Aracaju, 22 de dezembro de 2008; 187º da Independência e 120º da República.

 

MARCELO DÉDA CHAGAS

GOVERNADOR DO ESTADO

 

Maria Lúcia de Oliveira Falcón

Secretária de Estado do Planejamento

 

Nilson Nascimento Lima

Secretário de Estado da Fazenda

 

Clóvis Barbosa de Melo

Secretário de Estado de Governo

 

Este texto não substitui o publicado no D.O.E. de 26.12.2008.