Dispõe sobre o orçamento do Estado de Sergipe para o exercício de 2003, estimando a Receita e Fixando a Despesa, e dá providências correlatas. |
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE,
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado aprovou e que eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Esta Lei estabelece o Orçamento do Estado de Sergipe para o Exercício de 2003, que estima a Receita e fixa a Despesa, compreendendo:
I - O Orçamento Fiscal, referente aos Poderes do Estado de Sergipe, seus Fundos, Órgãos, Autarquias e Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público Estadual, bem como as Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista em que o Estado, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto, e que não sejam provenientes de participação acionária ou pagamento de serviços prestados;
II - O Orçamento da Seguridade Social, abrangendo todas as Entidades e Órgãos afins, seus Fundos, Autarquias e Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público Estadual;
III - O Orçamento de Investimentos, das Empresas em que o Estado de Sergipe, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto.
Art. 2º A Receita Global, envolvendo o Orçamento Fiscal e o Orçamento da Seguridade Social, do Estado de Sergipe, para o Exercício de 2003, é orçada, no mesmo montante da Despesa Global, em R$ 2.241.095.330,00 (dois bilhões, duzentos e quarenta e hum milhões, noventa e cinco mil e trezentos e trinta reais).
Art. 3º A Receita é realizada mediante a arrecadação de tributos e outras receitas correntes e de capital, na forma da legislação em vigor, conforme discriminação constante do Anexo I - Primeira Parte, desta Lei, de acordo com o seguinte desdobramento:
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Em R$ 1.00 |
DISCRIMINAÇÃO |
VALOR |
1. RECEITA DO TESOURO |
2.010.470.000 |
|
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1.1. RECEITAS CORRENTES |
1.894.436.740 |
Receita Tributária |
691.760.200 |
Receita de Contribuições |
38.160.000 |
Receita de Patrimonial |
19.276.600 |
Receita de Serviços |
62.130.200 |
Transferências Correntes |
1.050.727.040 |
Outras Receitas Correntes |
32.382.700 |
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1.2. RECEITAS DE CAPITAL |
116.033.260 |
Operações de Crédito |
41.367.750 |
Alienação de Bens |
460.000 |
Transferências de Capital |
74.204.710 |
Outras Receitas de Capital |
800 |
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2. RECEITA DE OUTRAS FONTES, DE ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, INCLUSIVE |
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FUNDOS (Excluídas as Transferências do Tesouro do Estado) |
230.625.330 |
Receitas Correntes |
229.586.080 |
Receitas de Capital |
1.039.250 |
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TOTAL GERAL |
2.241.095.330 |
Parágrafo Único. As estimativas de receita podem ser atualizadas, a partir de 1º de janeiro de 2003, com base na variação do índice oficial de inflação que ocorrer no período de agosto a dezembro de 2002, dentro do limite estabelecido na Lei nº 4.598, de 03 de julho de 2002, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias do Estado de Sergipe para o Exercício de 2003.
Art. 4º A Despesa Global, do Estado de Sergipe, para o Exercício de 2003, no mesmo valor estimado da Receita Global, é fixada:
I - No Orçamento Fiscal, em R$ 1.745.657.530,00 (hum bilhão, setecentos e quarenta e cinco milhões, seiscentos e cinqüenta e sete mil, e quinhentos e trinta reais);
II - No Orçamento da Seguridade Social, em R$ 495.437.800,00 (quatrocentos e noventa e cinco milhões, quatrocentos e trinta e sete mil, e oitocentos reais).
Art. 5º A Despesa fixada, à conta de recursos do Tesouro do Estado e de outras fontes, é realizada segundo a discriminação constante do Anexo I - Segunda Parte, desta Lei, que apresenta sua composição por Função, por Poder e por Órgão, e por Categoria Econômica, com a seguinte distribuição:
Em R$ 1,00 |
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DISCRIMINAÇÃO |
TESOURO |
OUTRAS FONTES |
TOTAL |
LEGISLATIVA |
100.871.000 |
|
100.871.000 |
JUDICIÁRIA |
156.898.170 |
|
156.898.170 |
ADMINISTRAÇÃO |
179.325.310 |
5.982.100 |
185.307.410 |
SEGURANÇA PÚBLICA |
139.528.430 |
22.889.000 |
162.417.430 |
ASSISTÊNCIA SOCIAL |
17.192.770 |
|
17.192.770 |
PREVIDÊNCIA SOCIAL |
91.071.610 |
97.935.830 |
189.007.440 |
SAÚDE |
232.660.270 |
46.460.000 |
279.120.270 |
TRABALHO |
18.310.000 |
|
18.310.000 |
EDUCAÇÃO |
363.128.120 |
100.000 |
363.228.120 |
CULTURA |
11.219.220 |
30.000 |
11.249.220 |
DIREITOS DA CIDADANIA |
6.347.000 |
|
6.347.000 |
URBANISMO |
30.480.000 |
|
30.480.000 |
HABITAÇÃO |
14.874.400 |
|
14.874.400 |
SANEAMENTO |
18.126.960 |
|
18.126.960 |
GESTÃO AMBIENTAL |
25.378.920 |
328.000 |
25.706.920 |
CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
6.001.950 |
1.212.240 |
7.214.190 |
AGRICULTURA |
68.437.180 |
|
68.437.180 |
ORGANIZAÇÃO AGRÁRIA |
100.000 |
|
100.000 |
INDÚSTRIA |
19.088.380 |
100.000 |
19.188.380 |
COMÉRCIO E SERVIÇOS |
11.877.820 |
628.500 |
12.506.320 |
COMUNICAÇÕES |
10.696.950 |
|
10.696.950 |
ENERGIA |
630.000 |
|
630.000 |
TRANSPORTE |
61.136.280 |
2.589.000 |
63.725.280 |
DESPORTO E LAZER |
3.883.680 |
110.000 |
3.993.680 |
ENCARGOS ESPECIAIS |
422.205.580 |
52.260.660 |
474.466.240 |
RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
1.000.000 |
|
1.000.000 |
TOTAL |
2.010.470.000 |
230.625.330 |
2.241.095.330 |
Em R$ 1,00 |
|||
PODER/ÓRGÃO |
TESOURO |
OUTRAS FONTES |
TOTAL |
1. PODER LEGISLATIVO |
116.807.500 |
|
116.807.500 |
Assembléia Legislativa |
79.307.500 |
|
79.307.500 |
Tribunal de Contas do Estado |
37.500.000 |
|
37.500.000 |
2. PODER JUDICIÁRIO |
104.957.300 |
|
104.957.300 |
Tribunal de Justiça |
104.957.300 |
|
104.957.300 |
3. MINISTÉRIO PÚBLICO |
36.443.280 |
|
36.443.280 |
4. PODER EXECUTIVO |
1.752.261.920 |
230.625.330 |
1.982.887.250 |
Procuradoria Geral do Estado |
9.851.550 |
|
9.851.550 |
Vice-Governadoria do Estado |
644.140 |
|
644.140 |
Casa Civil |
29.263.940 |
300.000 |
29.563.940 |
Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia |
77.096.530 |
1.324.240 |
78.420.770 |
Secretaria de Estado da Administração |
52.058.680 |
144.110.430 |
196.169.110 |
Secretaria de Estado da Fazenda |
485.987.910 |
55.521.660 |
541.509.570 |
Secretaria de Estado da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação |
70.700.630 |
|
70.700.630 |
Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Lazer |
365.511.800 |
210.000 |
365.721.800 |
Secretaria de Estado da Indústria e do Comércio |
19.758.940 |
729.000 |
20.487.940 |
Secretaria de Estado da Saúde |
228.601.270 |
1.660.000 |
230.261.270 |
Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania |
24.932.220 |
|
24.932.220 |
Secretaria de Estado da Segurança Pública |
49.025.990 |
21.940.000 |
70.965.990 |
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe |
11.412.870 |
400.000 |
11.812.870 |
Secretaria de Estado da Ação Social e do Trabalho |
21.373.840 |
|
21.373.840 |
Polícia Militar do Estado de Sergipe |
83.264.110 |
1.800.000 |
85.064.110 |
Secretaria de Estado da Infra-Estrutura |
184.898.000 |
2.600.000 |
187.498.000 |
Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo |
17.047.250 |
30.000 |
17.077.250 |
Defensoria Pública do Estado de Sergipe |
8.985.300 |
|
8.985.300 |
Secretaria de Estado da Comunicação Social |
10.846.950 |
|
10.846.950 |
Reserva de Contingência |
1.000.000 |
|
1.000.000 |
|
|
|
|
TOTAL GLOBAL |
2.010.470.000 |
230.625.330 |
2.241.095.330 |
Em R$ 1,00 |
|||
CATEGORIA ECONÔMICA |
TESOURO |
OUTRAS FONTES |
TOTAL |
1. DESPESAS CORRENTES |
1.701.967.880 |
226.994.030 |
1.928.961.910 |
Pessoal e Encargos Sociais |
927.811.510 |
139.636.780 |
1.067.448.290 |
Juros e Encargos da Dívida |
68.803.580 |
|
68.803.580 |
Outras Despesas Correntes |
705.352.790 |
87.357.250 |
792.710.040 |
|
|
|
|
2. DESPESAS DE CAPITAL |
307.502.120 |
3.631.300 |
311.133.420 |
Investimentos |
175.778.620 |
3.531.300 |
179.309.920 |
Inversões Financeiras |
68.619.360 |
100.000 |
68.719.360 |
Amortização da Dívida |
63.104.140 |
|
63.104.140 |
|
|
|
|
3. RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
1.000.000 |
|
1.000.000 |
|
|
|
|
TOTAL GLOBAL |
2.010.470.000 |
230.625.330 |
2.241.095.330 |
Parágrafo Único. As despesas atribuídas às Unidades Orçamentárias podem ser movimentadas por Órgãos Centrais de Administração Geral, para esse fim designados pelo Poder Executivo, nos termos da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964.
Art. 6º A Despesa do Orçamento de Investimentos, do Estado de Sergipe, para o Exercício de 2003, de acordo com a programação constante no Anexo II desta Lei, é fixada em R$ 174.811.470,00 (cento e setenta e quatro milhões, oitocentos e onze mil, e quatrocentos e setenta reais), com o seguinte desdobramento por Órgão:
Em R$ 1,00 |
|
ÓRGÃO |
VALOR |
Casa Civil |
854.000 |
Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia |
29.969.370 |
Secretaria de Estado da Fazenda |
2.758.000 |
Secretaria de Estado da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação |
55.218.230 |
Secretaria de Estado da Indústria e do Comércio |
13.415.600 |
Secretaria de Estado da Infra-Estrutura |
63.477.240 |
Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo |
9.119.030 |
TOTAL |
174.811.470 |
Art. 7º As fontes de receita para cobertura da despesa fixada no art. 6º desta Lei são provenientes da geração de recursos próprios, de recursos do tesouro estadual, de operações de crédito e de convênios, estimadas com a seguinte especificação:
Em R$ 1,00 |
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ESPECIFICAÇÃO |
VALOR |
1. GERAÇÃO PRÓPRIA |
9.163.000 |
|
|
2. OUTRAS RECEITAS |
165.648.470 |
2.1. Tesouro |
67.146.270 |
2.2. Fundo de Participação dos Estados |
70.884.130 |
2.3. Convênios |
13.285.760 |
2.4. Operações de Crédito Internas |
179.360 |
2.5. Operações de Crédito Externas |
14.152.950 |
|
|
TOTAL |
174.811.470 |
Art. 8º Durante a execução orçamentária, do Estado de Sergipe, para o Exercício de 2003, fica o Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares até o limite de 50% (cinquenta por cento) da despesa fixada de acordo com o art. 4º desta Lei, observado o disposto no Art. 43 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964.
§ 1º A execução orçamentária obedecerá ao estrito comportamento da arrecadação mensal.
§ 2º As aberturas de créditos suplementares por anulação de dotação alocada no corrente orçamento, as referentes a Pessoal e Encargos Sociais e as decorrentes do Superávit Financeiro apurado em balanço patrimonial, não oneram o limite previsto no "caput" deste artigo.
Art. 9º Fica o Poder Executivo, durante a execução orçamentária do Exercício de 2003, autorizado a realizar operações de crédito por antecipação da receita, respeitado o limite previsto na Constituição Estadual.
Art. 10 Para a execução orçamentária, fica o Poder Executivo autorizado a criar elementos de despesa nos projetos, atividades e operações especiais constantes do Orçamento Estadual.
Art. 11 Objetivando manter a operacionalização do processo de execução de projetos e atividades, fica o Poder Executivo autorizado a proceder a compensação ou substituição de uma fonte de recursos por outra já existente nos projetos e atividades, para custear programas de trabalho da Administração Estadual Direta e Indireta.
Art. 12 Os créditos especiais e extraordinários autorizados no exercício financeiro de 2002, ao serem reabertos, no Exercício de 2003, na forma do § 2º do Art. 152 da Constituição Estadual, devem obedecer à classificação adotada nesta Lei.
Art. 13 Os valores iniciais das dotações constantes do Orçamento Estadual de que trata esta Lei podem ser atualizados, a partir de 1º de janeiro de 2003, com base na variação do índice oficial de inflação que ocorrer no período de agosto a dezembro de 2002, dentro do limite estabelecido na Lei nº 4.598, de 03 de julho de 2002, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias do Estado de Sergipe para o Exercício de 2003.
Parágrafo Único. A atualização de valores iniciais, de que trata o "caput" deste artigo, deve ser efetuada acrescendo-se, aos valores que constaram do respectivo Projeto de Lei Orçamentária, o percentual correspondente à referida variação, e ser feita por Decreto do Poder Executivo, que, à época, deve publicar o Orçamento Estadual com esses valores atualizados.
Art. 14 O Orçamento Estadual tratado nesta Lei compreende também os Orçamentos das Autarquias, Fundações e Fundos, que incluem os recursos decorrentes do Tesouro do Estado e os recursos próprios, provenientes de Outras Fontes, englobando as respectivas Receitas e Despesas.
Parágrafo Único. Incluídos os respectivos Orçamentos no Orçamento Estadual, conforme disposto no "caput" deste artigo, a abertura de créditos adicionais, nas referidas Entidades Supervisionadas da Administração Estadual Indireta, nos termos desta Lei ou de legislação pertinente posterior, deve ser feita por Decreto do Poder Executivo.
Art. 15 A Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia, no prazo de até trinta dias após a publicação desta Lei Orçamentária, deve divulgar a programação das ações de cada Órgão e Entidade que integram os Orçamentos de que trata esta mesma Lei, e indicar, quando couber, o detalhamento de ações, com suas localizações, metas físicas e financeiras, assim como os elementos de despesa e respectivos desdobramentos dentro dos valores estabelecidos, de acordo, inclusive, com o artigo 41 da Lei nº 4.598, de 03 de julho de 2002, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária do Estado de Sergipe, para o Exercício de 2003.
Art. 16 As ações, a seguir relacionadas, passam a integrar a programação do Plano Plurianual - PPA 2000-2003, de que trata a Lei nº 4.188, de 23 de dezembro de 1999, e, conseqüentemente, da parte relativa ao ajustamento do mesmo PPA, para o período 2001-2003, de que dispõe a Lei nº 4.478, de 13 de dezembro 2001:
- Ampliação e Reforma da Sede do Tribunal de Contas do Estado.
- Defensoria na Rua é Direito (Aproximar a Defensoria Pública da Sociedade Civil, impulsionando um trabalho de responsabilidade social, incluindo Grupos organizados e população Juvenil em situação de risco pessoal e social).
- Plano de Marketing para os Municípios do Pólo (Elevar o fluxo de turistas como alternativa de desenvolvimento econômico nos Municípios contempladas pelo PRODETUR).
- Projeto de Sistema para Gestão do Turismo (PRODETUR).
- Capacitação de Recursos Humanos para o Turismo (PRODETUR).
- Fortalecimento Institucional da SECTUR (PRODETUR).
- Construção e Equipamento de Delegacias da Polícia Civil.
- Reforma da Unidade de Saúde no Programa Saúde da Mulher.
- Equipar Unidade de Saúde - Programa de Doenças Crônicas Degenerativas.
- Aquisição de Veículos para o Hospital João Alves Filho.
- Construção e Equipamento de Posto de Coleta de Sangue.
- Construção de Matadouro-Frigorifico de Aracaju.
- Reforma e Ampliação de Matadouros.
- Implementação do Projeto de Fortalecimento Institucional (PRODETUR)
- Informatização de Varas Cíveis e Criminais de Aracaju e de Comarcas do Interior.
- Conclusão e Equipamento do Anexo Administrativo - Poder Judiciário.
- Construção da Sede da Procuradoria Geral do Estado -PGE.
- Fortalecimento da Unidade Executora Estadual - U.E.E. (PRODETUR).
- Conclusão da Elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável - PDITS (PRODETUR).
- Elaboração do Plano Diretor para os Municípios do Pólo "Costa dos Coqueirais". (PRODETUR)
- Implantação da Gestão em Recursos Hídricos na Bacia do Rio Japaratuba.
- Educação Ambiental como Instrumento de Gestão na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em Sergipe.
- Revitalização do Rio São Francisco, em Sergipe.
- Inventário de Águas Superficiais e Subterrâneas e de Obras Hidráulicas das Bacias Hidrográficas dos Rios Piauí e Japaratuba.
- Mapa Hidrogeológico do Estado de Sergipe.
- Crédito Fundiário de Combate a Pobreza.
- Recuperação do 1º Andar do Antigo Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (PRODETUR).
- Preservação do Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico de Laranjeiras (PRODETUR).
- Conclusão da Construção do Complexo Penitenciário da Grande Aracaju, no Município de São Cristóvão.
- Reforma de Equipamentos Comunitários.
- Pavimentação e Drenagem nos Loteamentos Marivan, Olimar e Moíses Gomes Pereira, em Barra dos Coqueiros.
- Urbanização da Invasão do Conjunto Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro.
- Urbanização do Parque Metropolitano de Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro.
- Execução de Obras de Pavimentação e Drenagem no Loteamento Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro.
- Ampliação de Equipamentos Comunitários.
- Sistema Integrado de Resíduos Sólidos dos Municípios do Pólo "Costa dos Coqueirais" (PRODETUR).
- Urbanização da Orla de Telha (PRODETUR).
- Execução das Obras da 2ª Etapa da Orla de Pirambu (PRODETUR).
- Recuperação e/ou Ampliação de Atracadouros em Barra dos Coqueiros e Atalaia Nova (PRODETUR).
- Urbanização do Parque da Serra de Itabaiana.
- Urbanização da Orla "Porto de Areia", em Estância (PRODETUR).
- Recuperação e Ampliação da Orla de Atalaia, em Aracaju.
- Implantação de Esgoto Sanitário na Orla da Aruana, em Aracaju (PRODETUR).
- Implantação de Esgoto Sanitário nos Bairros Jardins e Grageru, em Aracaju (PRODETUR).
- Energia em Sergipe (Expandir o Sistema de Energia Elétrica convencional e fotovoltaica, visando atender a demanda dos domicílios rurais e propriedades produtivas, e equipamentos comunitários).
- Construção de Aeródromos em Municípios.
- Revitalização do Parque da Cidade de Aracaju (PRODETUR).
- Reforma e Ampliação do Parque de Exposição Agropecuária.
- Infra-estrutura Hídrica do Empreendimento Canal de Xingo;
- Ações de Infra-estrutura Urbana-Construção da Ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros;
- Melhoria das Condições de Habitalidade em bairros de Aracaju e Grande Aracaju;
- Ampliação e Melhoria na Infra-estrutura do Município de Nossa Senhora do Socorro;
- Recuperação e Revitalização da Citricultura Sergipana.
- Elaboração da Base Cartográfica dos Municípios litorâneos de Sergipe - PRODETUR II.
- Ligação BR-235 (Areia Branca)/ SE-210 (Saco Torto).
- Convivência do Homem com a Seca
- Ações no Baixo São Francisco
Art. 17 Esta Lei entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2003.
Art. 18 Revogam-se as disposições em contrário.
Aracaju, 23 de dezembro de 2002; 181º da Independência e 114º da República.